Saber possíveis temas da redação ENEM 2021 é algo que a maioria dos estudantes buscam, principalmente para aprimorar seus conhecimentos e se manter atualizado sobre questões relacionadas ao tema.

Todos os candidatos do ENEM compreendem a importância que a redação possui na pontuação final. E esse é mais um dos motivos de buscar por possíveis temas da redação ENEM 2021, criando sua estrutura antecipadamente. 

redação enem 2021

Redação do Enem: exemplos de redação nota mil para você se inspirar no VAI DE BOLSA

Redação ENEM 2021

Antes de descobrir as possíveis propostas da redação ENEM 2021, é importante ter em mente que ela não aborda assuntos muito recentes e polêmicos, cuja discussão ainda esteja em curso. 

Mas isso não significa que o estudante não deve se manter atualizado sobre os principais acontecimentos através dos portais de notícias. Isso porque, mesmo que não sejam os temas da redação, eles ainda podem entrar na discussão.

Para auxiliar os estudantes no processo de estudos, uma lista de possíveis temas da redação ENEM 2021 foram criadas. Dessa maneira, você estuda antecipadamente pontos importantes e se sai bem na pontuação final. 

Mobilidade urbana no Brasil

Uma das possibilidades será a questão da melhoria da mobilidade urbana do Brasil, já que esse é um problema recorrente de nosso país. Inclusive, esse é um dos temas mais cotados para a redação de 2021. 

Com isso em mente, é válido que o estudante estude as seguintes questões: a falta de maiores investimentos no transporte público do país e também as políticas de descolamento. 

Caso esse seja o tema, o estudante pode criar uma relação com questões referentes ao trânsito, como acidentes, engarrafamentos, saúde e aplicativos de transporte. Portanto, também confira essas questões relacionadas a isso enquanto treina a sua redação.

Os estudantes também podem pensar em alternativas para diminuir o impacto que a mobilidade urbana causa no meio ambiente. 

Violência praticada contra crianças e adolescentes

Essa é mais uma das possibilidades de redação ENEM 2021, a qual pode trazer reflexões referentes ao ECA, a qual foi criada na Constituição de 88. 

Mesmo que seja algo antigo, ele ainda continua nos principais debates da atualidade. Inclusive, muitos ganham repercussão nacional por se tratar de abusos domésticos praticados contra crianças e adolescentes.

Portanto, não descarte o estudo sobre essas questões, além de outros tipos de abusos, como: contra indígenas, racismo ou violência contra as mulheres.

O constante crescimento do e-commerce

Questões relacionadas à internet também podem aparecer como foco da redação do ENEM de 2021. Inclusive, a LGPD, também conhecida como Lei Geral da Proteção dos Dados, vem sendo cada dia mais discutida, incluindo as suas métricas. 

Os estudantes também não podem deixar de lado o impacto causado pelos influenciadores digitais, além da cultura do cancelamento. 

Portanto, um tema relacionado a ética na internet, assim como a segurança dos dados dos usuários, devem ser considerados em seus estudos. 

Preservação da saúde mental

Com o crescente número de suicídios, se tornando ainda mais alarmante na atualidade, torna-se uma necessidade pensar em políticas para acabar com esse mal na sociedade. Ainda, é importante pensar na preservação da saúde mental como um todo.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, em 2016, no Brasil, ocorreu um caso de suícidio a cada 46 minutos. E, além da depressão, pacientes com casos de bipolaridade, crises de ansiedade ou ataques de pânico também são cada dia mais relatados.

Portanto, é uma necessidade pensar em uma política para a preservação da saúde mental. 

Meio ambiente

Mesmo que a edição de 2008 do ENEM já tenha tratado sobre a floresta Amazônica, questões relacionadas ao meio ambiente estão sempre em alta. 

Os estudantes podem estudar sobre os efeitos do carbono, questões referentes ao aquecimento global e exploração de minérios. 

Sendo assim, leve em consideração estudar esses assuntos para se preparar para a redação ENEM 2021. 

Educação a Distância (EAD)

Por conta da pandemia do covid-19, a educação brasileira teve que reinventar seus métodos de ensino. E, ao mesmo tempo que os professores tiveram que manter seus alunos ativos nos estudos, tiveram que preservar a qualidade de sua educação. 

Mais do que nunca, essa é uma das maiores pautas de discussões que ocorreram durante a pandemia e pode se tornar o tema da redação ENEM 2021. Então, considere estudar questões referentes ao assunto.

redação enem 2021

Como funciona a redação do ENEM?

É fundamental que o aluno se prepare para criar sua redação ENEM 2021, já que a pontuação dela pode ser o fator decisivo para ingressar ou não em uma instituição de ensino superior. 

Os alunos podem tirar até 1000 pontos em sua redação. Mas alguns tópicos são considerados pelos avaliadores, incluindo:

  • Domínio sobre a norma culta da língua portuguesa;
  • Compreensão sobre qual a proposta da redação;
  • Apresentação de bons argumentos para comprovar o ponto de vista;
  • Desenvolver o texto com coesão;
  • Respeitar a diversidade. 

Assim como analisar os possíveis temas da redação é importante, os alunos devem treinar suas redações baseando-se nessas técnicas. 

Redação ENEM 2021: veja as possíveis propostas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *